Minha lista de blogs

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

MATINHOS RECEBE CAMPEONATO BRASILEIRO DE RUGBY EM CADEIRA DE RODAS

rugby-rodas-arquivoDe 21 a 25 de agosto, acontece no Sesc Caiobá, em Matinhos, o 6º Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas.

Cerca de cem atletas e cinquenta componentes de equipes técnicas passarão pelo SESC Paraná em busca do título brasileiro. Serão nove equipes na competição. Na primeira divisão integram as equipes Associação Esporte Adaptado de Campinas (SP), a Associação Esportiva e Cultural Brasília Quad Rugby, Gladiadores Curitiba Rugby em Cadeira de Rodas e a Associação Santer de Ação Comunitária (RJ).

Na segunda divisão integram: Associação de Esportes e Cultura SuperAção, Gigantes (SP), Titans (Curitiba), Irefes (Espírito Santo), Belo Horizonte Rugby Clube e uma equipe convidada do Paraguai.

O evento é uma realização da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC).

Sobre o esporte

O Rugby em cadeira de rodas é um esporte jogado em uma quadra com dimensões da de basquete e seus jogadores são pessoas com tetraplegia ou que tenham deficiência em pelo menos três membros. A bola é semelhante a de vôlei e seu objetivo é passar a linha do gol em posse dela. São quatro jogadores de cada lado e a pontuação é conforme a classificação funcional de cada jogador.

O Rugby ainda é pouco conhecido entre os brasileiros, mas já se trata de uma modalidade paraolímpica. Surgido nos Estados Unidos no final dos anos 80, foi introduzido nas Paraolimpíadas de Atlanta, em 1996, como modalidade de apresentação.

Aqui no Brasil chegou em 2005, como apresentação nos Jogos Mundiais da Paz, o que incentivou suas equipes a iniciarem a prática e em seguida o nascimento da ABRC.


6º Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas
Local: SESC Caiobá
Endereço: Rua Dr. José Pinto Rebelo Júnior, 91, Caiobá, Matinhos 
Data: de 21 a 25 de agosto
Entrada: franca
Classificação: livre

Para mais informações sobre o jogo e suas regras (pontuação, tempo, quadra, equipamentos e arbitragem) no link http://rugbiabrc.org.br/jogo/

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário