Minha lista de blogs

sexta-feira, 7 de junho de 2013

inaugurado primeiro laboratório de robótica e neuromodulação em reabilitação do país


Pioneira em uso de robôs na reabilitação, Rede Lucy Montoro apresenta novas tecnologias para atender pessoas com deficiência
Inauguração une tecnologia a pioneirismo na Rede de Reabilitação Lucy Montoro
O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta terça-feira, 4 de junho, o primeiro Laboratório de Robótica e Neuromodulação Aplicados à Reabilitação do país. De forma pioneira, a Rede Lucy Montoro irá aliar ao processo de reabilitação de seus atendidos exames e estudos na área de neurologia com 13 equipamentos de ponta. Trata-se de uma parceria entre as Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Saúde e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 
Participaram da cerimônia de inauguração, além do governador, os Secretários de Estado Dra. Linamara Rizzo Battistella, dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e da Saúde, Giovanni Guido Cerri. A Secretária Dra. Linamara destacou: "em um único ambiente, o maior e mais moderno parque tecnológico voltado à robótica e à neuromodulação do mundo". 

Ela ressaltou também que “mudar a face da ciência brasileira é o que nos move. Trabalhamos com legitimidade científica. Robótica e neuromodulação são os elementos básicos para se atingir o melhor da neuroplasticidade. E é isso que pode traduzir diferença na qualidade de vida, na funcionalidade das pessoas com deficiência. Nossos pacientes são os grandes beneficiários, mas nós somos os grandes vencedores”.
Doutora Linamara ainda agradeceu a presença e apoio dos parceiros envolvidos, com destaque para o governador Geraldo Alckmin e o Ministério Público do Trabalho, que destinou verba de um “TAC” (termo de ajustamento de conduta) contra uma unidade da rede MC Donalds. O valor de R$ 1,5 milhão somou-se à verba governamental para a instalação do laboratório.

A Secretária também destacou a presença de 32 médicos residentes na unidade, além de estagiários nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Enfermagem, Psicologia e Serviço Social. 

“Construímos uma logística para cristalizar o direito da pessoa com deficiência em uma política pública eficaz. Certa vez o governador Geraldo Alckmin disse que ‘nenhum paulista ficaria de fora’. E estamos exatamente assistindo a esse cumprimento”, destacou a Secretária, elogiando também a sinergia e harmonia da equipe, “sem a qual nada seria possível”.  
O governador Alckmin destacou o atendimento de ponta propiciado pelo laboratório de robótoca e neuromodulação. “Hoje entregamos 13 moderníssimos equipamentos que unem robótica e neuroplasticidade. Aqui, na unidade da Vila Mariana, nós teremos a parte de atendimento e diagnóstico de casos graves de lesões medulares, de pessoas com problema vascular, que tiveram AVC, enfim, um atendimento de ponta para casos graves”, afirmou Alckmin. 
A unidade Vila Mariana de Reabilitação Lucy Montoro integra tecnologia e interação ao tratamento de reabilitação de seus pacientes. Com destaque, o instituto recebe a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), que é utilizada em associação para avaliações neurofisiológicas importantes para quantificar as mudanças cerebrais geradas pelos diferentes tipos de tratamentos.

Para tratamento, a unidade oferece a Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMTr), que através de estímulos magnéticos repetitivos modifica a atividade cerebral com objetivo de tratar diversas doenças, entre elas a depressão, a dor crônica e as sequelas do AVC. 
Ainda na área da neuromodulação, a unidade oferece a Estimulação Transcraniana Corrente Contínua (ETCC), que tem objetivos semelhantes ao EMT, mas utiliza corrente elétrica contínua, e o eletroencefalograma (EEG) de 128 canais, que permite o registro em alta resolução. A finalidade é analisar o funcionamento da atividade elétrica cerebral. Já o GEO-System funciona simulando o treino de marcha e subida e descida de degraus através de um software.

O paciente é posicionado com um colete suspensor, apoio em região sacral, e duas plataformas nos pés que geram o movimento e tem a finalidade de realizar a reabilitação de pacientes com disfunções motoras de membros inferiores, além de contribuir para a simulação de caminhada e um conjunto mais complexo de padrão de marcha, como subir e descer escadas. 
Além da gameterapia, em que o paciente se vê dentro do jogo e é estimulado a se movimentar, o Instituto conta com o InMotion, disponível na América Latina apenas em unidades da Rede, que estimula a movimentação dos membros superiores. No laboratório, serão duas unidades, tanto para os movimentos do ombro/cotovelo, como para o punho.

Outra exclusividade no SUS é o Lokomat, composto por um suporte que sustenta a cintura pélvica do paciente e duas órteses para os membros inferiores que possibilitam que ele utilize as articulações do quadril e do joelho, facilitando assim a sua locomoção sobre uma esteira rolante.

Há também a Ergys, uma bicicleta ergométrica associada a um estímulo elétrico funcional que auxilia o paciente lesado medular a realizar exercícios ativos com a musculatura dos membros inferiores. A unidade contará com duas unidades. 
O laboratório ainda conta com o Gait Trainer 2, suspensor de peso corporal e esteira ergométrica que consiste em uma esteira com uma plataforma de instrumentos que monitora e registra a extensão e a velocidade do passo e a distribuição de tempo. O suporte de peso corporal permite suspender de forma variável os membros inferiores, de acordo com a capacidade do paciente, assistindo o equilíbrio por meio da estabilização do tronco.

Por fim, há o ICS Balance Plataform Full Clin, plataforma de avaliação de equilíbrio. Trata-se de uma plataforma de força fixa que avalia medidas de velocidade e área de oscilação do deslocamento do centro de massa corporal, durante a manutenção da postura estática sob diferentes condições sensoriais: com olhos abertos ou fechados e superfície estável ou instável (utilizando uma espuma sobre a plataforma). 
Referência em reabilitação para pessoas com deficiência e doenças incapacitantes, a unidade Vila Mariana da Rede Lucy conta com serviço ambulatorial e com 24 leitos de internação. Os pacientes são reabilitados por meio de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário