Minha lista de blogs

terça-feira, 21 de julho de 2009

Paraolímpicos voltam dos EUA com 49 medalhas


Paraolímpicos voltam dos EUA com 49 medalhas
Brasileiros disputaram duas competições para deficientes visuais em Colorado Springs

Desembarca nesta terça-feira (21), em São Paulo, a delegação brasileira que participou do Campeonato Mundial de Estudantes para cegos e os Jogos Pan-Americanos de goalball. As duas competições, encerradas no domingo, foram disputadas simultaneamente no Centro de Treinamento da Equipe Olímpica dos Estados Unidos, em Colorado Springs.



Na bagagem, 49 medalhas, sendo 20 de ouro, 18 de prata e 11 de bronze. O Brasil enviou 28 atletas entre 12 e 19 anos no judô, atletismo e natação, além das equipes adultas do goalball no masculino e no feminino.



A modalidade que mais rendeu medalhas foi o atletismo, com 26 (15 de ouro, 9 de prata e 2 de bronze). O destaque do Brasil foi o carioca Liwisgton da Silva Costa. Deficiente visual de 18 anos, foi o primeiro nos 100m rasos, 200m rasos e no salto, todos na classe B1 (cego total). A carioca Viviane Soares, de 13 anos, também subiu três vezes ao ponto mais alto do pódio. Nos 100m, nos 200m e nos 400 m rasos, na classe B3 (cego parcial). Tanto Liwisgton quanto Viviane são atletas da Urece Esporte e Cultura, do Rio de Janeiro.



A natação volta para casa com 19 medalhas (5 ouros, 7 pratas e 7 bronzes). O deficiente visual Alex Palhares Viana, de 18 anos, carrega na bagagem quatro primeiros lugares na classe B1. O paulista de Araraquara foi o melhor nos 100m costas, 50 m livre, 100 m livre e 50 m costas. A mineira Pollyane Miranda faturou o primeiro lugar nos 200m livre.



No judô, Mateus Rodrigues dos Santos ficou com o bronze, e Vitória Santos Almeida, com a prata.



Já no goalball, modalidade voltada para cegos, o Brasil terminou em terceiro lugar no feminino. No masculino, a Seleção caiu diante dos anfitriões, Estados Unidos, na final, por 4 a 2 e ficou com a prata. Os gols brasileiros foram marcados por Romário e Thiago. A competição foi a primeira seletiva para os Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário