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quarta-feira, 22 de julho de 2009

Niveis e Tipos de Deficiência Mental

VEJAM MAIS SOBRE Niveis e Tipos de Deficiência Mental em : http://edif.blogs.sapo.pt/568.html
INTRODUÇÃO
O significado do termo educação alicerça as suas origens no Latim. Dentro desta etimologia, educação significa: criar, alimentar, extrair, conduzir, ou seja, o termo contém a ideia de um desenvolvimento dirigido que se processa em função das virtualidades endógenas mas condicionadas pelos seus contributos exógenos.
Este desenvolvimento processa-se em função das crianças e para que estas possam beneficiar de um ensino de qualidade e justo é imprescindível que os professores proporcionem um ensino individualizado, variando estratégias e diversificando metodologias.
Esta condição torna-se mais exigente se a acção do professor se dirigir a crianças com deficiência. Cabe então ao professor analisar todo o contexto escolar, social e familiar, no sentido de promover a diferenciação pedagógica e assegurar, de facto, a inclusão de crianças diferentes.
A escola do ensino regular abarca uma diversidade de alunos que devido às suas características heterogéneas dificultam o, já por si, difícil processo de ensino/aprendizagem. Não obstante, a diferenciação pedagógica a par da individualidade que tem o Projeto Curricular de Turma, assim se pretende, deverão constituir-se como factores facilitadores quer do processo de ensino/aprendizagem, quer da integração e, consequentemente, da inclusão da criança diferente.
Numa altura em que, cada vez mais, se fala em escola inclusiva, é imperioso que esta instituição, na pessoa do professor e dos demais funcionários, esteja preparada para trabalhar com a diversidade de alunos que a frequentam.
É necessária uma mudança ao nível de mentalidades no que concerne à comunidade escolar mas também à comunidade em geral.
Como tal, é fundamental que se aposte na formação dos professores e dos demais funcionários/técnicos que participam no processo educativo da criança/jovem, especialmente quando se trata de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE).
Dentro do grupo de alunos com NEE incluem-se os alunos com deficiência Mental, aos quais nos reportaremos ao longo do nosso trabalho.
SEGUE: Vide Home Page... http://edif.blogs.sapo.pt/568.html

Um comentário:

  1. Olá professor Sérgio.
    Sou estudante de Educação Física e estou pensando em fazer o meu tcc usando como tema deficiência intelectual (como é a doença, curiosidades e o papel do profissional de Educação Física)e gostaria da sua ajuda para pesquisar sobre o assunto.
    Desde já agradeço a sua atenção e aguardo um possível respaldo.
    atenciosamente; Daniela

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