Minha lista de blogs

sábado, 18 de julho de 2009

GINÁSTICA PARA DEIXAR O CÉREBRO “EM FORMA”


Érica Ferreira
Estressados, esquecidos, desatentos, lentos e/ou confusos, chegou a hora de exercitarem o cérebro. Logo que acordar, dê partida instantânea no cérebro, seguindo os sete passos: beba água, respire fundo e ‘malhe’ a audição, visão, autoestima, memória e raciocínio. Desta forma, o especialista em Ginástica Cerebral Carlos Maurício Prado garante que você terá um dia de sucesso no trabalho, nos estudos, nos negócios e na vida pessoal. “Cada exercício tem duração de um minuto e em uma semana os resultados já são percebidos”, afirma Prado.

O especialista explica que a ginástica cerebral é um método científico para treinar, ao mesmo tempo, os dois hemisférios da mente, sendo: o direito, emocional e o esquerdo, racional. “Quando são ativados (os hemisférios), eles se encaixam e trabalham juntos, aumentando suas áreas de utilização.” De acordo com Prado, existem 32 exercícios, cada um com sua finalidade. São atividades para quem tem problemas com: matemática, português, autoestima, leitura, aprendizado de línguas estrangeiras, concentração, memória, etc. E, ainda, para não dar branco na hora da prova, para quem sofre bloqueio de aprendizado e para uma leitura dinâmica.

Os benefícios da prática diária equilibram o organismo, fazendo com que o cérebro funcione com eficácia. Segundo o especialista, a ‘malhação’ pode ser feita em qualquer lugar e por qualquer pessoa. “É indicado, inclusive, para idosos e crianças.” Os exercícios são feitos com as duas mãos, por meio de massagens que irão estimular pontos da acupuntura, chamados neurovasculares. “Temos 100 bilhões de neurônios que precisam estar conectados, isso ocorre com as sinapses, que quanto mais são formadas, mais inteligente é a pessoa. Por isso, quanto antes começar, melhor”, salienta.

“Era muito distraído”, lembra o acadêmico de Fisioterapia Fabio Cruz, 26, que pratica a ginástica cerebral há três anos. Como o curso de Fisioterapia é integral, Cruz sentia muito cansaço, não conseguia prestar atenção nas aulas e esquecia os conteúdos aprendidos. Para o acadêmico, a ‘malhação’ mudou seu cotidiano, antes tinha que anotar tudo para conseguir lembrar. “Eu recomendo a todos que queiram ter um futuro mais lúcido”, diz. Cruz se assusta com a possibilidade de ser um idoso que sofre de amnésia ou mesmo perde o raciocínio, assim como acontece com a sua avó. “Quero chegar lá (terceira idade) lembrando de todas as minhas histórias”, brinca.

AQUECENDO O CÉREBRO
O especialista em Ginástica Cerebral, que realizará nesta quarta-feira workshop prático no Hotel San Conrado, ensina como aquecer a mente. Ao levantar, beba água. “A água é o combustível do cérebro e faz ativar o raciocínio.” Depois respire profundamente pelo abdômen. Segundo Prado, a massa craniana consome 25% do oxigênio do corpo. Obesidade, má postura e sedentarismo, conforme o especialista, dificultam a respiração.

Depois disso, começam as atividades para clareza mental, quando os cinco sentidos são acionados, se destacando a audição e a visão. Para a audição estimule a orelha, onde estão 400 terminações nervosas, que bloqueiam o estresse e melhoram a escuta. “Basta massagear com as mãos.” Para a visão é trabalhado o ponto R-27 (no peitoral). A pessoa tem de apertar com as mãos o peito, olhar para a direita, depois para frente e olhar para a esquerda e depois para frente.

Por último, são exercitados os pontos positivos – autoestima, memória, raciocínio e outros. Para a autoestima, sente-se e abra os braços na altura dos ombros (como o Cristo Redentor), vire a palma das mãos para baixo, traga os braços para frente, cruzando-os, entrelace os dedos e faça um movimento para dentro, encostando os braços no seio.

Agora massageie a testa para ativar os pontos neurovasculares. Para finalizar, engatinhe com a mão esquerda e pé direito, ao mesmo tempo, e vice-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário