Minha lista de blogs

domingo, 26 de julho de 2009

Deficientes físicos mal recebidos no Rio de Janeiro?















vejam mais sobre Deficientes físicos mal recebidos no Rio de Janeiro? em: http://www.copa2014.org.br/noticias/813/DEFICIENTES+MAL+RECEBIDOS+NO+RIO.html

Segundo estudo, falta infraestrutura e acessibilidade à capital carioca

RJ não tem acessibilidade para deficientes físicos, diz estudo (crédito: Divulgação)
ampliar Tamanho da letra
Da redação
postado em 24/07/2009 11:53 h
atualizado em 24/07/2009 14:52 h
Estudo realizado pela Rede de Desenvolvimento do Turismo Sustentável das regiões turísticas da cidade do Rio de Janeiro e Niterói (RedeTuris) deixou patente a falta de infraestrutura em acessibilidade para deficientes em todos os estabelecimentos pesquisados. Foram verificadas as condições de quatro polos turísticos da cidade: Botafogo, Praça 15, Novo Rio Antigo e Tijuca. Todos ficaram com nota zero.

O maior problema dos portadores de deficiência que se aventuram a caminhar pela cidade é que, até hoje, a acessibilidade está restrita a ilhas dentro de projetos de urbanismo e ordenação pública. O primeiro – e, até onde se sabe, último – havia sido o Rio Cidade, realizado durante a primeira gestão de Cesar Maia (1993-1997) e a de seu secretário de Obras e, depois, sucessor, Luiz Paulo Conde (1997-2001). Os bairros contemplados no projeto receberam algumas obras que visavam a melhoria de acessos às calçadas e o nivelamento das vias. Depois disso, no entanto, o assunto parece ter sido esquecido pelo poder público – tendo sido ressuscitado só recentemente.

Na Lapa e adjacências, já está em andamento a construção de 37 rampas em calçadas – e a prefeitura adianta que há planos de estender o projeto a outras áreas da cidade, embora não mencione prazos. Em verdade, o projeto na região boêmia retoma, depois de quase 10 anos, a instalação de equipamentos para acessibilidade a portadores de deficiências físicas em projetos arquitetônicos no Rio. As obras devem ficar prontas até o fim do ano.

Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário