Minha lista de blogs

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Braille Fácil 3.1a















http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://intervox.nce.ufrj.br/brfacil/brfacil.gif&imgrefurl=http://intervox.nce.ufrj.br/brfacil/&usg=__YJjHuChmyFBQ4uJgy4Szw0L5ZNs=&h=244&w=300&sz=5&hl=pt-BR&start=199&tbnid=ZbVTpj1Xpl6sGM:&tbnh=94&tbnw=116&prev=/images%3Fq%3Dbr%2Bbraille%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26start%3D180


Clique aqui para obter a versão 3.1a
que implementa comandos para dar maior segurança ao processo de revisão.


Braille Fácil


O programa Braille Fácil permite que a criação de uma impressão Braille seja uma tarefa muito rápida e fácil, que possa ser realizada com um mínimo de conhecimento da codificação Braille. Através do Braille Fácil, tarefas simples como impressão de textos corridos são absolutamente triviais.

O programa é composto de

editor de textos integrador
editor gráfico para gráficos táteis
pré-visualizador da impressão Braille
impressor Braille automatizado
simulador de teclado Braille
utilitários para retoque em braille
utilitários para facilitar a digitação
O texto pode ser digitado diretamente no Braille Fácil ou importado a partir de um editor de textos convencional. O editor de textos utiliza os mesmos comandos do NotePad do Windows, com algumas facilidades adicionais. Uma vez que o texto esteja digitado, ele pode ser visualizado em Braille e impresso em Braille ou em tinta (inclusive a transcrição Braille para tinta).

A digitação de textos especiais (como codificações matemáticas ou musicais) pode ser feita com o auxílio de um simulador de teclado Braille, que permite a entrada direta de códigos Braille no texto digitado. O editor possui ainda diversas facilidades que agilizam muito a inserção de elementos de embelezamento ou o retoque de detalhes do texto Braille. É possível a criação de desenhos táteis através de um editor gráfico simples.



Como instalar a versão




Pegue aqui o Braille Fácil 3.1a

A instalação é bem simples: execute o programa que foi baixado. Normalmente não é preciso alterar nada no processo de instalação, devendo-se clicar simplesmente em "avançar" a cada confirmação pedida.
Pegue aqui o Manual do Braille Fácil
Pegue aqui o Manual do Braille Pintor

Para antigos usuários do Braille Fácil

Pode instalar em cima da versão 3.0 ou anterior, não há problema.

Implementações introduzidas


Clique aqui para conhecer os detalhes da implementação do Braille Fácil 3.1

Clique aqui para conhecer os detalhes da implementação do Braille Fácil 3.0


Equipe responsável pelo desenvolvimento


Este programa foi criado por

José Antonio Borges
Geraldo José Chagas Jr.
Projeto Dosvox
Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ


Suporte técnico especializado para a criação das versões 3.0 e 3.1

Ana Cláudia da Silva Carneiro - Chefe do Departamento de Imprensa Braille do Instituto Benjamin Constant

Minoru Nagahashi - Responsável pela Informática da Imprensa Braille da Fundação Dorina Nowill

Carlos Ferreira - Consultor técnico do Ministério da Educação - Portugal


Homenagens especiais


O Prof. Jonir Bechara da Comissão Brasileira de Braille, foi o principal impulsionador do desenvolvimento do programa Braile fácil, e em particular um dos principais motivadores pela criação da versão do transcritor do Braille Unificado Brasil-Portugal, tendo gerado as orientações técnicas mais relevantes sobre o processo de transcrição durante o desenvolvimento deste programa.

Um agradecimento especial ao grupo de transcritores e revisores do Instituto Benjamin Constant e da Fundação Dorina Nowill, pelas críticas construtivas e testes exaustivos do sistema. Graças a estes dedicados e competentes grupos foi possível a criação de um programa bastante robusto e que dá solução para um número enorme de dificuldades inerentes ao processo de impressão Braille.

Nosso agradecimento ao empenho do Analista de Sistemas Carlos Ferreira, pela paciência com que conduziu a especificação dos novos requisitos do Braille Fácil para que este atendesse às características diferenciadas da impressão Braille em Portugal.


Quem é o detentor dos direitos sobre o Braille Fácil?


Os direitos autorais do programa Braille Fácil pertencem ao Instituto Benjamin Constant.

Este programa foi produzido com recursos provenientes do FNDE para os projetos do Livro Didático em braille e dos Centros de Apoio Pedagógico do MEC - Brasil.

Os recursos para as melhorias da versão 3.1a foram obtidas através de um contrato de desenvolvimento com a Fundação Dorina Nowill.

O Braille Fácil é distribuído gratuitamente.

Clique aqui para conhecer o projeto CAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário