Minha lista de blogs

domingo, 17 de maio de 2009

Os cuidados que devem ser tomados na hora do sono para evitar que pessoas com deficiência física possam adquirir escaras




Hora de dormir
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.marimar.com.br/reabilitacao/imagens/foto_escaras.jpg&imgrefurl=http://www.marimar.com.br/reabilitacao/escaras.htm&usg=__1IelZPObxxKVJS4YeW1Q9waaCm8=&h=253&w=224&sz=15&hl=pt-BR&start=3&sig2=nAS0woKvXPDMOB1EqvRS7w&tbnid=Vrkb6uF-75BCvM:&tbnh=111&tbnw=98&prev=/images%3Fq%3DESCARAS%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR&ei=DiAQSq2WE4yk8QTl46ks

Os cuidados que devem ser tomados na hora do sono para evitar que pessoas com deficiência física possam adquirir escaras
Após um longo dia de trabalho ou estudo, nada como deitar o corpo sobre a cama e relaxar. Mas, para as pessoas com mobilidade reduzida, esse momento exige cuidados. Afinal, sem movimentar parte do corpo durante o sono, as pessoas com deficiência correm o risco de sofrer as temidas úlceras de pressão, mais conhecidas como escaras.

O problema surge com a pressão contínua do peso do corpo imóvel sobre o colchão, que interrompe o fluxo sangüíneo no tecido da pele, tornando-a vulnerável à formação das escaras. Em um primeiro momento, a pele fica vermelha, progredindo para a coloração roxa e terminando na formação de bolhas e feridas. O processo de surgimento da escara é rápido, mas a cura pode demorar meses (sem contar a cicatriz que marcará a pele para sempre). Para evitar essas feridas de difícil cicatrização, existem várias respostas que, combinadas, garantem uma pele saudável.

O ideal seria contar com alguém para auxiliar durante o sono, evitando que o corpo fique inerte por muito tempo. A dica dos especialistas é trocar de posição a cada quatro horas em média. Mas essa solução nem sempre é possível, principalmente para quem mora sozinho e tem sono pesado. Se você é daqueles que preferem dormir de lado, aconselha-se colocar um travesseiro na cabeça e outro menor entre as pernas, para atenuar o atrito causado pelo peso de uma perna sobre a outra.
Outro fator decisivo está na escolha do colchão onde o corpo repousará durante a noite (ver abaixo Escolhendo o melhor colchão).

Cuidados
A higiene pessoal também é muito importante na hora de dormir. Para aqueles que sofrem com incontinência, é imprescindível manter a pele sempre limpa para evitar o atrito e a acidez de urina e fezes.
A regra é a mesma para o suor, por isso o quarto de dormir deve ser bem ventilado e fresco, já que pele saudável não combina com umidade excessiva.

Na hora que acordar, o ideal é fazer uma massagem nos locais onde mais se formam escaras, como as nádegas e a região lombar. A massagem deve ser realizada com cuidado, passando creme hidratante em movimentos circulares para aumentar o fluxo sangüíneo.
Outro cuidado que não pode ser deixado de lado é o controle do peso. Com a mobilidade reduzida, não são poucos os que costumam ganhar uns quilos a mais. Entretanto, o peso é o principal responsável pela pressão do corpo contra o colchão. Dieta eqüilibrada e exercícios regulares ajudam a manter a forma e, com certeza, marcarão pontos positivos na hora de contar carneirinhos durante a noite. Bons sonhos.

Escolhendo o melhor colchão
No processo de reabilitação, a escolha do modelo de colchão ideal é fundamental. Nesta hora, a tecnologia também está presente para auxiliar os profissionais de saúde.
O X-Sensor, um sistema de mapeamento digital e tridimensional dos pontos de pressão, é o melhor exemplo de ferramenta tecnológica nesse difícil processo de escolha.
Na Cavenaghi, a pessoa com deficiência é recebido pela equipe de terapeutas ocupacionais que passa a realizar exames para avaliar os pontos de pressão do corpo nos diversos modelos de colchão, tudo isso com auxílio do X-Sensor.
A partir desse diagnóstico, o portador de deficiência terá a certeza de que o modelo de colchão escolhido será o mais indicado para a sua necessidade.

Colchões high-tech Não faz muito tempo que a única solução de colchão para as pessoas com mobilidade reduzida era o famoso colchão "casca de ovo". Feitos de espuma e com cavidades, o casca de ovo é considerado melhor que o colchão tradicional para quem possui deficiência e até hoje são os mais freqüentes nos hospitais da rede pública. Porém, esse tipo de colchão tem pontos negativos, como a dificuldade de limpeza (principalmente para os pacientes com incontinência), baixa durabilidade, alergia e o excesso de atrito da espuma com o corpo.

Graças ao avanço tecnológico, hoje existe uma infinidade de colchões inteligentes, aptos a atender às mais diferentes necessidades. A linha norte-americana da Roho, por exemplo, oferece uma ampla variedade de colchões, todos fabricados com materiais antialérgicos e que reduzem o atrito. A tecnologia "Dry Flotation", por exemplo, exclusiva da marca, assegura que os pontos de pressão do corpo contra o colchão mudem constantemente, o que evita a formação de escaras. A garantia do produto é de dois anos, mas bem conservado o colchão pode durar até dez anos.
Os colchões da Roho, fabricados em neoprene de uso medicinal, contam ainda com outra vantagem: são facilmente laváveis com água e sabão, secando em poucas horas. Eles estão disponíveis no Brasil na Cavenaghi.


http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.marimar.com.br/reabilitacao/imagens/foto_escaras.jpg&imgrefurl=http://www.marimar.com.br/reabilitacao/escaras.htm&usg=__1IelZPObxxKVJS4YeW1Q9waaCm8=&h=253&w=224&sz=15&hl=pt-BR&start=3&sig2=nAS0woKvXPDMOB1EqvRS7w&tbnid=Vrkb6uF-75BCvM:&tbnh=111&tbnw=98&prev=/images%3Fq%3DESCARAS%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR&ei=DiAQSq2WE4yk8QTl46ks
Fonte: Rede Saci.
(Notícia publicada no boletim Qualità, ano 10, edição 54 - outubro/2006)
_____________________________________________________________________________

Maria Isabel da Silva
Jornalista/Assistente Técnico de Direção
Divisão de Medicina de Reabilitação DMR
HC Faculdade de Medicina da USP
(11) 5549.0111 ramal 221 e 9212.1682
www.hcnet.usp.br/haux/dmr
isabel.dmr@hcnet.usp.br

Postado por: Normando Oliveira.
www.normando.xpg.com.br
normando_rj@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário