Minha lista de blogs

sábado, 16 de maio de 2009

Equitação terapêutica


Por Thiago Romero


VEJA MAIS EM :

http://www.equoterapia.com.br/
http://www.equoterapia.org.br/imagem/titulo.gif

O B J E T I V O S :-
A prática da equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais:

a) deficiências físicas ou mentais causadas por:lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular;
patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas por acidentes diversos;
disfunções sensório-motoras.

b) necessidades especiais causadas por:
necessidades educativas especiais;
distúrbios:
evolutivos;
comportamentais;
de aprendizagem.


Agência FAPESP - O Centro Integrado de Hipoterapia Dr. Paulo Afonso Ezequiel, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Jaboticabal (SP), está desenvolvendo um tratamento complementar para a reabilitação de doenças vinculadas ao sistema nervoso central. Trata-se de um método terapêutico que utiliza cavalos dentro de uma abordagem interdiciplinar nas áreas de saúde e educação, buscando a reabilitação de pessoas portadoras de deficiência mental, motora e fonoaudiológica.

Segundo os pesquisadores, o tratamento, conhecido como hipoterapia, contribui para o desenvolvimento muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e o aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. O paciente é submetido a cavalgadas semanais de aproximadamente 30 minutos, mantendo contato com o dorso do cavalo e ao movimento executado pelos passos do animal.

"O cavalo utiliza mais de três mil músculos quando se locomove e esses estímulos são transmitidos para o cavaleiro, promovendo um deslocamento simétrico e repetitivo", disse a coordenadora do Cihpae, Jane Maria Bertocco Ezequiel à Agência FAPESP. O exercício movimenta a pélvis, os quadris, a coluna lombar e cervical do montador. Isswo sem contar que o praticante da hipoterapia desenvolve autoconfiança e afetividade ao estabelecer uma relação de amizade com o animal.

"Tivemos o caso de um deficiente auditivo com dificuldades de comunicação. Hoje, ele já fala dois idiomas e consegue se entrosar na sociedade porque aprendeu a controlar sua ansiedade", disse Jane Maria.

Um comentário:

  1. MEU FILHO TEM ESSE MESMO PROPLEMA DO RELATORIO COMO FAÇO PARA O CADRASTA-LO MORO EM REALENGO PROX AV BRASIL PRECISO MUITO DA AJUDA DE VOCÊS PARA QUE ELE POSSA APREDER INTERAGIR NA SOCIEDADE BRASILEIRA AGRADECEREI MUITO SE VS PODEREM MIM AJUDA ELE TEM APENAS SEIS ANINHOS UM BBRAÇO A MÃE ANA LUCIA.

    ResponderExcluir