Minha lista de blogs

terça-feira, 26 de maio de 2009

AVENTURA ESPECIAL - ESPORTES E DIVERSÕES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA



VEJA MAIS SOBRE TURISMO ADAPTADO EM : http://www.aventuraespecial.org.br/

ONG AVENTURA ESPECIAL E MINISTÉRIO DO TURISMO IDENTIFICAM ADAPTAÇÕES PARA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO TURISMO DE AVENTURANOVO PRODUTO TURÍSTICO - TURÍSMO DE AVENTURA ADAPTADO

A ONG Aventura Especial trabalha para a inclusão de mais de 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, só no Brasil, no fascinante mundo do ecoturismo e do turismo de aventura.

O primeiro passo foi dado graças à realização do projeto Aventureiros Especiais, em convênio com o Ministério do Turismo, quando foram feitos vários testes de campo reunindo pessoas com deficiências física, sensorial, mental e múltipla. Entre eles, um amputado, um paraplégico, um tetraplégico, um visual, um surdocego, um com paralisia cerebral, um atáxico e um com Síndrome de Down. Todos praticaram modalidades de atividades de aventura, como rapel, rafting, tirolesa, bóia-cross, acqua-ride e off-road, com o intuito de apurar as necessidades de adaptações e condutas a serem seguidas pelos profissionais do turismo.

Acompanhados por uma equipe multidisciplinar de treze profissionais, entre integrantes da ONG Aventura Especial, fisioterapeutas, médicos e voluntários, foram levantadas as adaptações necessárias para viabilizar a prática das atividades por esse imenso público até então abandonado.

.NOVO PRODUTO TURÍSTICO - TURÍSMO DE AVENTURA ADAPTADO

A formatação desse novo produto turístico adaptado representa um estudo de campo inédito, que fará do Brasil referência internacional de turismo de aventura adaptado. O objetivo é sensibilizar a indústria do turismo para adaptar seus produtos e serviços e incentivar as pessoas com deficiência a praticar atividades que são prazerosas e, principalmente, seguras.

Além das adaptações físicas, como o desenvolvimento de uma cadeirinha para técnicas verticais e um colete com maior flutuabilidade na parte frontal (específicos para pessoas sem mobilidade no tronco ) e uma cadeira de uma roda para garantir fácil mobilidade nas trilhas, também foram criadas condutas e procedimentos de comunicação alternativa para interagir com as pessoas com deficiências sensoriais.

CURSOS E PALESTRAS

Com o objetivo de disseminar os conhecimentos adquiridos com todas essas experiências e implantar as adaptações em outros destinos, a Aventura Especial oferece às operadoras que queiram atender esse nicho de mercado palestras e cursos de capacitação para ensinar os procedimentos adequados para um receptivo que possa atender esse público com qualificação

TEXTOS - FOTOS - PESQUISA- VIDEOS

Um comentário:

  1. olá sou estudante de turismo no 5 semestre, tenho 22 anos e tenho um enteresse muito grande em saber mais sobre este assunto... aprender como trabalhar com esse publico, inclusive estou fazendo meu tcc sobre este assunto que ainda é desassistido.Não tem a atenção que deveria ter.Se puder mandar algo para mim ou marcarmos uma palestra com a minha turma em são josé dos campos-sp na Universidade paulista seria maravilhoso.
    desde-já muito obrigada!atc: rayana ferreira

    ResponderExcluir