Minha lista de blogs

domingo, 29 de março de 2009

Quem não enxerga poderá ter acesso por meio de programas que fazem a conversão dos textos em voz









VEJA MAIS EM :

http://www.lerparaver.com/node/8457
RAC coloca oficialmenteno ar o canal E-BrailleQuem não enxerga poderá ter acesso por meio de programas que fazem a conversão dos textos em voz
O canal pode ser acessado pelo http://www.cosmo.com.br/(Foto: Captura de tela)Da Agência Anhanguera
A Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) coloca oficialmente no ar hoje (dia 27) o E-Braille, um canal dentro do portal Cosmo On-line com produção voltada a pessoas com deficiência visual. O projeto é uma iniciativa do Departamento de Educação da RAC. Quem não enxerga poderá ter acesso por meio de programas que fazem a conversão dos textos em voz. O canal pode ser acessado pelo http://www.cosmo.com.br/.
O E-Braille surgiu a partir do Diário Braille, jornal produzido mensalmente pela RAC entre julho de 2000 e fevereiro de 2009. O jornal foi o primeiro do Brasil a ter conteúdo exclusivo para pessoas que não enxergam e tinha assinantes em todo o País e no Exterior. Além disso, era enviado gratuitamente para organizações não-governamentais (ONGs) e escolas que atendiam a pessoas com deficiência visual. De acordo com a coordenadora do Departamento de Educação da RAC, Cecília Pavani, a migração do jornal impresso para o site será uma forma de expandir fronteiras. 'O acesso será muito maior. Basta ter um conversor de voz e a pessoa poderá acessar as notícias de qualquer lugar do mundo' , explica.


Embora muitos usuários não saibam, o leitor de tela depende de um complemento, ou seja, de um sintetizador de voz ou de um Display Braille para transmitir a informação(...) O Display Braille, é um hardware que exibe dinamicamente em Braille a informação da tela(...)

Leitor de Tela & Sintetizador de Voz & Display Braille.

O leitor de tela é o meio tecnológico utilizado para suprir as dificuldades que as pessoas cegas têm na obtenção da informação que aparece no monitor. Através dele, o que aparece na tela é transformado em informação auditiva por meio de uma placa de som e sintetizador de voz, ou em informação tátil, quando se utiliza em conjunto com um Display Braille.


VEJA MAIS EM :











Nenhum comentário:

Postar um comentário