Minha lista de blogs

domingo, 29 de março de 2009

Mapa de Locais Acessíveis do Rio de Janeiro
















VEJA MAIS EM :
http://oglobo.globo.com/blogs/maonaroda/#172574

O único guia existente sobre a Cidade Maravilhosa, feito pelo CVI-RIO em conjunto com a prefeitura do Rio, possuía todas as informações sobre os locais avaliados, mas cobria apenas o Centro da cidade. E como era em papel, rapidamente ficou desatualizado. Em 2007 veio o guia do IBDD, com informações resumidas sobre acessibilidade, mas bem mais abrangente quanto à área coberta e estabelecimentos listados. Consulto esse guia até hoje, mas sinto falta de alguns detalhes a mais e ele sofre do mesmo problema do seu antecessor: a falta de atualização. Quando começamos o blog, um dos principais objetivos era divulgar locais acessíveis da cidade e fizemos várias avaliações de cinemas, restaurantes e outros lugares que visitamos. Agora, com uma quantidade razoável de locais visitados e avaliados, além de mais alguns catados em guias e conhecidos por nós, resolvemos que era hora de lançar um MAPA DE LOCAIS ACESSÍVEIS DO RIO DE JANEIRO.

GUIA DO IBDD :
Vide capa acima
Ele já foi lançado há algum tempo, mas ainda é uma boa referência para quem procura se hospedar, comer ou se divertir em um local acessível aqui no Rio de Janeiro. O Guia IBDD do Rio Acessível foi realizado pelo Instituto Brasileiro dos Direitos dos Deficientes (IBDD), que visitou e avaliou praticamente todos os estabelecimentos acessíveis do Centro, Zona Sul e Barra da Tijuca.
O IBDD definiu critérios simples para classificar os estabelecimentos em relação à sua acessibilidade. Por um lado isso é bom, pois facilita o trabalho de classificação. Por outro, às vezes faltam informações essenciais.
Um dos exemplos é o cinema Estação de Cinema, em Botafogo. Segundo o guia, a sala é "adaptada com restrições". Mas o que isso significa? Bem, para quem nunca foi lá, o único local acessível para cadeira de rodas nessa sala fica em uma posição terrível, próximo à tela, e pode tornar a ida ao cinema bem frustrante. A recomendação que dou, quando o guia indicar que o local é "adaptado com restrições", é telefonar para o estabelecimento e pedir mais informações sobre como é o acesso. Torço para que, em uma próxima versão do guia, coloquem mais detalhes sobre a acessibilidade de cada lugar.
A publicação, que também teve apoio do Globo e da Michelin, pode ser baixada pela própria Internet, em formato PDF. Basta clicar no endereço logo abaixo!
Site: Guia IBDD do Rio Acessível




Nenhum comentário:

Postar um comentário