Minha lista de blogs

quinta-feira, 26 de março de 2009

Cadeira de rodas esportiva ganha prêmio de design internacional




VEJA MAIS EM :



http://www.yoomp.com/blogs/17641/feeds/designontherocks/282265/estudantesbrasileirosdedesignsopremiadosnoifconceptaward2009
Cadeira de rodas esportiva ganha prêmio de design internacional
Idealizado por universitário catarinense, produto quer garantir a inclusão de portadores de restrições motoras
Com a ideia de desenvolver soluções inovadoras que pudessem contribuir para a inclusão social de pessoas com restrições motoras, o estudante catarinense Jairo da Costa Junior criou a linha de cadeiras de rodas esportivas HEROes. O produto foi concebido, segundo Junior, para a prática de esportes como frescobol, badminton, vôlei e rúgbi de praia, em terrenos arenosos. O resultado desse projeto, iniciado ainda no curso de graduação na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e aperfeiçoado na especialização, rendeu a ele o selo iF Concept Award 2009, importante prêmio europeu para estudantes.
De acordo com pesquisa realizada pelo universitário, vários fatores apontam para a viabilidade de comercialização do produto. Segundo dados do censo do IBGE realizado em 2000, no Brasil, cerca de 14,5% da população apresenta algum tipo de necessidade especial. Dessas 24,5 milhões de pessoas, quase 8 milhões possuem dificuldades de ordem motora. “Boa parte dessa demanda poderia ser beneficiada pelo produto”, acredita Junior, que pretende se aprofundar nas pesquisas para aperfeiçoar as cadeiras de rodas e, posteriormente, apresentá-las à indústria. Estima-se que o custo final do produto ficaria entre R$ 2.850,00 e R$ 3.620,00. A matéria-prima principal para a fabricação seria o alumínio, uma vez que o material possui melhores propriedades físico-químicas.
Esta é a segunda vez que Junior participa do iF Concept Award. Em 2008, dois projetos desenvolvidos por ele ficaram entre os finalistas, mas não foram premiados. “Essa experiência permitiu analisar as minhas falhas e me qualificar para a edição de 2009”, revela. Para ele, a participação em um prêmio internacional desse porte é uma grande oportunidade de apresentar à comunidade industrial o potencial intelectual e criativo do design acadêmico brasileiro. O estudante concorreu com outros 3.200 projetos de 39 países. Além do HEROes, outros três projetos brasileiros também ficaram entre os 100 premiados. DEBrazil
Desde 2003, o Brasil conta com o Programa Design & Excellence Brazil (DEBrazil) para dar suporte aos estudantes que pretendem se inscrever no iF Concept Award. O programa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC) e da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), coordenada pelo Centro de Design Paraná.
O estudante conta que apenas com o apoio do DEBrazil foi possível participar do prêmio. “De outra maneira não teria condições de viabilizar a logística desse processo. Infelizmente, a iniciativa privada ainda não demonstra interesse no apoio a jovens profissionais na minha região. Resta apenas lutar pelo apoio de instituições de ensino ou de programas como o DEBRazil”, afirma Junior. “O suporte foi pleno, não tive quaisquer custos e todas as informações sobre cada etapa do concurso foram dinâmicas, atendendo todos os prazos”, completa.
Para saber mais sobre o DEBrazil e conhecer todos os vencedores brasileiros acesse www.designbrasil.org.br/debrazil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário